30 de março de 2009

Março, marçagão...

"Março, marçagão, de manhã Inverno e de tarde Verão!" Isto diz o velho ditado popular, que o sempre eterno "Borda d'Água" tão bem celebrizou. Mas aqui não se trata disso. Nã senhora!
Março foi um mês marcado por (pelo menos) dois acontecimentos dignos de registo. O primeiro foi o de ter feito um ano, no passado dia 17 deste mês, que aqui o je regressou às suas lides de rapaz trabalhador e honesto (não! Antes não cumpria funções como "rapaz trabalhador e desonesto"; estava antes como "rapaz de baixa prolongada e honesto"!). Pois é, o regresso a estas minhas funções de Sanitana aconteceram há um ano. Parece que foi ontem...
Mas eu tinha referido em dois acontecimentos! E o segundo foi o de, também neste mês, mas agora com mais 20 anos volvidos, no dia 3, que o je começou pela primeira vez a trabalhar na Sanitana. 20 anos!!! (meu Deus! Como a Sanitana está a ficar velha...) E foi para comemorar esta data que, por lembraduras da minha "mais que tudo", resolvi partilhar o dia com toda esta gente, oferecendo uns bolinhos ao pessoal fabril e partir um bolo de aniversário com a equipa técnica.


Imagem do que foi um excelente bolo tipo brigadeiro (com 20 anos de casa só podia mesmo ter atingido este posto, que vem logo a seguir a general!), com a réplica alusiva à minha profissão de "fabricante de banheiras e de sonhos!"...

Mas eu fui pouco ambicioso, quando falei de dois acontecimentos em Março. É que, de facto, foram alguns mais, e que passo a relatar:
No dia 3 a minha sobrinha Catarina fez anos, comemorados no domingo seguinte, dia 8. Assim, ali nos juntámos para, com ela (para ela) cantarmos os "Parabéns" da praxe.

A "mesa dos crescidos", no almoço de comemoração do aniversário da Catarina.

E eis a "mesa dos pequenos", apesar de alguns dos pequenos serem já maiores de idade!

Mas pequeno, pequeno, era a travessa de arroz-doce que ali devorámos, de tão bom que estava...

O momento da primeira desafinação da tarde, com todos nós a tentar cantar no seu próprio ritmo, a canção mais cantada e tocada do mundo - os parabéns!

E aqui a família aniversariante (pais e filhota), a olhar as fotos entretanto tiradas.

Mas eu tinha referido antes "o momento da primeira desafina-ção". E não foi por acaso, pois aqui vimos o "momento da segunda desafinação": o verdadeiro artista a tocar guitarra!

Foi ainda neste dia, 8 de Março, que nos foi apresentado o novo elemento da família da eira-velha - o novo voiture daquela family! (Uau! Dois estrangeirismos numa mesma frase. Extraordinaire!)

Eis-lo em grande estilo, parecendo um verdadeiro "sôtor" (até na matrícula fez questão de ser "DR")

Mas o verdadeiro fenómeno, mesmo estrela resplandescente neste mês de grandes acontecimentos (que vos dizia eu?), e que até nos fez pensar estarmos no Entroncamento, terra mais dada a estes fenómenos, foi a couve que ali se deu. Reparem na sua dimensão, comparativa-mente ao pai Zé Santo, olhando-nos de cima dos seus 4 metros e muito como se não passássemos de meras formigas aos pés de um elefante! Mal sabe ela que o seu destino final poderá ser uma suculenta sopa...
Fiquem bem!